Scania apresenta Nova Geração no Brasil

Scania apresenta Nova Geração no Brasil
Nova cabine é a mesma que roda há dois anos na Europa. Caminhão vai ser produzido no Brasil em plataforma modular com inúmeras configurações possíveis e novas opções de potência
O dia tão esperado chegou! Os fãs de caminhão e, especificamente, os fãs da marca Scania podem comemorar a chegada da nova Geração ao Brasil. Batizada lá fora de NextGen, ela foi lançada há dois anos na Europa.
Diferentemente de lá, aqui, a nova geração de caminhões Scania está sendo lançada toda de uma vez. Segundo a Scania, com todas a novidades dos novos caminhões, a nova geração poderá economizar até 12% de combustível.
“Não é só produto que chega para revolucionar o mercado nacional, mas a forma de vender a nova geração será muito diferente a partir de agora pela rede Scania”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Todos os componentes novos

Nenhuma peça da cabine da atual gama P, G e R, foi reaproveitada na nova linha. A posição de direção foi mudada para que haja melhor visibilidade externa e o painel foi rebaixado.
“Da linha atual P, G e R, passaremos de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P, G e a XT para pisos irregulares. É um avanço muito grande para o cliente aumentar a redução de custos na operação”, diz Munhoz. A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como maior vantagem, que melhora o deslocamento interno do motorista, propiciando mais conforto. “O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas”, completa.
Novidade: motor de 540 cavalos
E o Brasil é o palco do lançamento do novo motor Scania de 540 cavalos de potência. Além dele, a nova geração terá outras novidades nas opções de motorização: 220,280, 320, 410 e 500 cavalos. Estas, todas opções diesel. Mas, a marca traz também sua aposta em motores movidos a combustíveis alternativos. A nova geração traz cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções).

Transmissão

Outra novidade é que a Scania está introduzindo o lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise. “Trata-se de uma solução simples que faz uma grande diferença quando relacionada a condução e desempenho”, diz Mendonça. “Graças ao freio do eixo, a nossa caixa de câmbio, GRS905, realiza a troca em 0,4 segundos, o que significa que o tempo de mudança de marcha foi reduzido pela metade. Na prática, tornou-se tão rápido que pode dispensar outros tipos de soluções complicadas e que afetam a manutenção.”
Utilizar o lay shaft brake não só reduz o tempo de mudança de marcha, mas também contribui para que a pressão do turbo seja mantida. Portanto, o veículo irá aumentar a velocidade para a próxima marcha com maior torque, mantendo a suavidade das trocas. Este recurso irá melhorar a dirigibilidade em condições difíceis e levar ao aumento de desempenho em todos os tipos de condução rodoviária, incluindo a partida.

As tão esperadas novas cabines

A nova cabine S, com teto alto e piso plano, é outro destaque da nova geração. Esta será a versão topo de linha para os compradores mais exigentes. A estrutura básica das cabines foi desenvolvida em estreita cooperação com a Porsche Engineering, empresa que pertence ao mesmo grupo da Scania.
Os novos caminhões da Scania irão abranger um total de 19 diferentes especificações da cabine. Para se ter ideia, a gama atual oferece sete opções. Isso permite à Scania personalizar a solução correta ao cliente para cada tipo de aplicação, independentemente de o foco estar no espaço interior, economia de combustível, o máximo de conforto ou maior capacidade de carga.
Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi deslocada 65mm mais próximo do pára-brisas e 20mm para o lado, em comparação com a cabine atual. Dentre os principais benefícios estão melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores (particularmente para as camas e regulação dos estágios da suspensão a ar dos assentos).
Os espelhos frontais ganharam novo design e formato, com o objetivo de oferecer um maior campo de visão e melhor aerodinâmica. O ajuste elétrico também está disponível como opcional. Todos os suportes de espelho podem ser pintados. As cabines estão prontas para a instalação de câmeras, até no lugar de alguns dos espelhos.

Segurança

A Nova Geração chega com sistema de frenagem mais avançado. Para colocar em prática sua eficiência, a solução foi trazer o eixo dianteiro em 50mm para frente. Aliado ao centro de gravidade mais baixo da cabine, um cavalo mecânico 4×2 com cerca de 40 toneladas de peso total pode parar totalmente, por exemplo, numa velocidade de 80 km/h em uma distância 5% mais curta. “É um dado muito importante para a segurança nas estradas. É uma contribuição para diminuir acidentes”, conta Mendonça.

Primeiro caminhão com airbags laterais

E, para finalizar, uma novidade que pensa realmente no motorista e no grande problema do tombamento dos caminhões. As novas cabines Scania podem vir com airbags laterais anticapotamento, que são integradas no teto da cabine, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões. Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela. O equipamento é opcional.
Os pedidos dos caminhões da nova geração Scania começam em Outubro e a produção, no começo do ano que vem. Acompanhe aqui no Planeta Caminhão mais novidades sobre a nova geração Scania e a ação na América do Sul que eles estão promovendo neste pré-lançamento do caminhão
Scania apresenta Nova Geração no Brasil Scania apresenta Nova Geração no Brasil Reviewed by C Martins on agosto 09, 2018 Rating: 5

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