Projeto de lei pode acabar com veículos a diesel no Brasil em 2060
O aumento da pressão por soluções amigáveis ao meio-ambiente pode dar fim ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. O projeto de lei 454/2017, do Senador Telmário Mota (PTB/RR), pode proibir totalmente a fabricação de veículos a diesel a partir de 2060.
O projeto será discutido hoje, na Comissão de Meio Ambiente (CMA), que realizará audiência pública às 14h, na Sala 13 do Senado Federal.
O projeto prevê uma redução gradativa na produção de veículos de combustão interna, movidos a combustíveis fósseis. Se o projeto for aprovado, obrigará a redução a fabricação destes veículos a partir de 2030, quando 10% do total de veículos fabricados deverão ser movidos a combustíveis alternativos.
O percentual de produção de veículos com combustão interna e combustíveis fósseis, passará para 70% em 2040 e para 10% em 2050. E em 2060 a proibição será total.
Os motores com combustão inte
rna continuarão permitidos, desde que sejam usados biocombustíveis em sua ignição.
rna continuarão permitidos, desde que sejam usados biocombustíveis em sua ignição.
Para o Senador Telmário Mota, restringir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis é uma das medidas necessárias para reduzir o aquecimento global causado pelas diversas atividades humanas.
Além disso, a medida deve reduzir doenças causadas pela poluição atmosférica, especialmente em crianças e idosos, nos grandes centros urbanos. “Devemos lembrar que o Brasil possui uma produção de eletricidade relativamente limpa e a troca dos veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos elétricos, nesse contexto, será ambientalmente vantajosa”, afirma Telmário.
Projeto de lei pode acabar com veículos a diesel no Brasil em 2060
Reviewed by Redação Canal Diesel
on
07 outubro
Rating: