Teste mostra a devastação de uma colisão a 43 km/h entre carretas e carro

Esse assunto aparece com certa frequência na mídia. Um caminhão carregado atinge uma fila de veículos parados ou em velocidade baixa, por conta de obras, outros acidentes, estreitamento de pista e etc. Apesar desse tipo de acidente ser muito grave, ele ocorre pouco se for considerada a quilometragem percorrida diariamente por um caminhão na estrada.
Um teste realizado pela DEKRA Accident Research e DEKRA Crash Test Center viralizou nas redes sociais há pouco tempo. No vídeo, um caminhão carregado, rodando a apenas 43 km/h, atinge uma fila de veículos parados, esmagando um carro de passeio contra outra carreta, também carregada.
A colisão, registrada por vários ângulos e em câmera lenta, mostra que os danos no caminhão são pequenos quando comparados com o que aconteceu com o veículo pequeno, que acaba completamente destruído. Se pessoas estivessem ali, o resultado seria fatal para elas.
Esse tipo de acidente é geralmente causado por desatenção. O motorista está desligado do tráfego à frente, mexendo no celular, no rádio, com o pensamento distante. Com o tráfego parado, a colisão é praticamente eminente.
E isso se torna ainda pior com caminhões mais antigos. Outro teste realizado pela DEKRA compara a eficiência de frenagem de um caminhão novo e outro fabricado nos anos 90. Com o mesmo tipo de carga, contando com um PBT de 38,5 toneladas, os dois veículos foram submetidos a frenagem total, partindo de uma velocidade de 80 km/h até parar complemente.
Nessas condições, o caminhão moderno apresentou uma frenagem de 6m/s², parando totalmente em 41 metros. O caminhão mais antigo desacelerou com uma velocidade de 4,3m/s², parando em 57 metros. No ponto em que o caminhão novo parou, o antigo ainda marcava 43 km/h.
Esses testes mostram a importância da evolução nos sistemas dos veículos, como a introdução de ABS nos caminhões, que permite uma frenagem com eficiência total, sem perda de aderência na rodovia.
E também deixam evidente a necessidade de dirigir de forma segura, mantendo uma distância de segmento suficiente para parada do veículo em caso de uma emergência, e também com atenção ao que está acontecendo na estrada.
Teste mostra a devastação de uma colisão a 43 km/h entre carretas e carro Teste mostra a devastação de uma colisão a 43 km/h entre carretas e carro Reviewed by C Martins on outubro 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]