QUAIS SERÃO AS NOVIDADES DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 2020

máquinas e implementos agrícolas 2020]

Máquinas e Implementos Agrícolas 2020: novidades do mercado que valem a pena investir, as principais limitações e o impacto gerado na produção. 
Todos os anos, vemos o mercado lançando máquinas agrícolas mais potentes e implementos com novas funções de maior eficiência.
E o início da próxima década promete ainda mais no quesito da tecnologia, mas entender o que é realmente útil e eficiente no meio de tantas promessas inovadoras não é uma tarefa fácil.
Por isso, vamos te auxiliar nesta escolha!
Veja a seguir algumas das principais novidades no mercado de máquinas e implementos agrícolas 2020 e, quais as limitações tecnológicas que ainda precisam ser melhoradas. Aproveite!

Novidades do mercado

Em 2019, as principais empresas agrícolas lançaram máquinas e implementos, principalmente, tratores maiores e mais potentes. 
A Case IH, por exemplo, lançou uma linha de tratores articulados com esteiras, a Quadtrac com 507 a 629 cavalos-vapor (cv), prometendo diminuir a compactação.
Quadtrac 500 Case IH
Quadtrac 500, do portfólio de produto da Case IH
(Fonte: Case IH)

Alguns anos atrás, a empresa já havia lançado um trator automatizado que poderá entrar no mercado nos próximos anos.
As gigantes Massey Ferguson, New Holland e Mahindra foram pelo mesmo caminho, apresentando tratores com pequenas modificações e maior potência para as categorias.
Já a Jacto trouxe uma tecnologia interessante entre as máquinas e implementos agrícolas 2020. 
Seus novos pulverizadores contam com o uso do carregamento eletrostático para gotas e corrente de ar vertical na barra, que direciona a pulverização até as plantas.
Uniport 3030 EletroVortex, da Jacto
Uniport 3030 EletroVortex
(Fonte: Jacto)

Essa tecnologia permite que a pulverização seja feita em uma maior amplitude climática, já que diminui a deriva e aumenta a eficiência.
A vantagem para o produtor é o aumento do rendimento operacional, além de permitir melhor deposição de calda na planta.
Média da deposição da calda de aplicação (μL cm-2) na planta
Média da deposição da calda de aplicação (μL cm-2) na planta

Outras inovações vêm das gigantes Valtra e John Deere, também na área de grãos. 
A nova semeadora da Valtra, Plantadora Dobrável Momentum, possui 40 linhas no espaçamento de 45 cm, além de ajuste automático de nivelamento. Dobrada, a gigante tem apenas 3,6 m de largura.
Plantadora Dobrável Momentum
Plantadora Dobrável Momentum
(Fonte: Valtra)

Já a colheitadeira da John Deere, da série S700, é a primeira do mercado totalmente automatizada
Com duas câmeras digitais, o maquinário agrícola realiza a leitura da passagem de grãos em tempo real, aumentando a qualidade da colheita e reduzindo perdas.
Colheitadeira de grãos S780
Colheitadeira de grãos S780
(Fonte: John Deere)

Automação e Agricultura de Precisão

A automação e a agricultura de precisão vêm andando juntas nos últimos anos e estão revolucionando a agricultura.
Isso porque a automação na produção de alimentos não está mais isolada apenas a estufas e ambientes controlados, hoje ela está vindo para o campo de fato!
Já temos robôs para controle de daninhas no mercado de máquinas e implementos agrícolas 2020 que vão desde pequenas a grandes áreas, como o pequeno Tertill e o parrudo AgBot II.
Robô Tertill, reparador de plantas daninhas
Robô Tertill, reparador de plantas daninhas
(Fonte: Tertill)

Robô AgBot II, reparador de plantas daninhas
Robô AgBot II, reparador de plantas daninhas
(Fonte: QUT)

Enquanto para semear os campos, as empresas lançaram semeadoras autônomas que se integram aos mapas de solo e de produtividade gerados pela AP até drones para semeadura a lanço.
Para a pulverização também podemos encontrar drones que são capazes de realizar a tarefa, bem como analisar e monitorar as lavouras em tempo real.
máquinas e implementos agrícolas 2020
(Fonte: DroneSeed)
Com grande mercado consumidor, culturas altamente dependentes de mão de obra estão sendo o foco de algumas empresas como a Abundant Robotics, que visa ganhar os produtores de frutas com essa incrível colhedora.
O método que veio dos Estados Unidos consiste em colher as frutas por aspiração, determinando o momento ideal da maturação para colheita. 
colhedora de frutas

Máquinas e Implementos Agrícolas 2020: limitações atuais

As máquinas e implementos agrícolas são compostas basicamente de sistemas mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, sistemas elétricos e de informática.
A indústria já teve enormes avanços nas áreas da elétrica e da informática, com baterias mais duradouras, geradores e sensores mais eficientes, gerando a agricultura de precisão.
Assim como o mercado vem melhorando a disponibilização dos produtos e serviços ao produtor rural por meio de linhas de financiamentos, entre outros procedimentos que fazem parte das negociações.
Na área dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, temos meios de transmissão de força mais eficientes e simples, além de inovações na segurança e conforto dos operadores
Controles de amortecimento e estabilizadores de pulverização trouxeram maiores rendimentos nas operações.
Contudo, não há grandes inovações quanto aos sistemas mecânicos. Em 1940, os motores eram compostos basicamente de cilindro, pistão, biela, bloco e virabrequim, mas, e atualmente? A mesma coisa.
E quanto ao rendimento também não mudou muito. Os motores ainda são ineficientes, sendo um dos maiores gastos na produção agrícola.
Isso mostra o quanto precisamos avançar nessa área, visando diminuir o custo e aumentar a eficiência das máquinas.
Tratores e máquinas movidos à eletricidade não vão demorar para chegar ao campo, pois esses sistemas apresentam maior eficiência. 
Assim, com o aumento do uso de geração elétrica na propriedade com biogás, energia solar e eólica, esses equipamentos podem se tornar mais rentáveis para o campo e para o agronegócio brasileiro.

Conclusão

Como vimos, a informática e a eletrônica estão liderando essas inovações e, nos próximos anos, veremos uma nova revolução no campo com a utilização de diversos equipamentos.
Mas ainda temos alguns desafios para superar, principalmente no que diz respeito às nossas matrizes energéticas e ao rendimento das máquinas no campo.
Com todos esses lançamentos que conferimos, devemos ficar sempre atentos no custo-benefício dessas tecnologias e na manutenção.
Então fique sempre de olho, pois o progresso não para! E sempre temos que reinventarmos.
QUAIS SERÃO AS NOVIDADES DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 2020 QUAIS SERÃO AS NOVIDADES DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 2020 Reviewed by C Martins on março 12, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]