Lordstown Endurance na Casa Branca, Trump apresenta a picape elétrica
Analistas
políticos veem a mudança como um esforço para vencer em um estado crucial
Donald
Trump e Joe Biden tiveram seu primeiro debate em Cleveland, Ohio, um estado
considerado crucial para vencer as eleições presidenciais. Em 28 de
setembro, o presidente dos Estados Unidos revelou
um veículo que será produzido em Ohio na Casa Branca. É a Lordstown
Endurance, a picape elétrica que será construída
na antiga fábrica da GM em Lordstown.
Os
analistas políticos veem o movimento incomum como uma tentativa de ganhar mais
votos em Ohio. Embora a GM tenha ajudado
a Lordstown Motors a
se estabelecer em sua antiga fábrica depois de matar o Chevrolet Cruze,
ela foi apresentada como uma espécie de vilão em toda a história por sua
decisão de fechar a fábrica.
Primeiro, Trump disse: "Temos trabalhado nisso
por muito tempo porque a General Motors deixou a fábrica." Logo
depois, ele consertou as coisas mencionando que "Acho que a General
Motors é sua parceira".
O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter
Navarro, também destacou como a decisão da GM afetou Ohio.
"Quando
a GM fechou aquela fábrica do Cruze, foi um golpe devastador para o Vale
Mahoning. O presidente entrou em ação, o senador Portman entrou em
ação."
Segundo Navarro, foi como se tivessem
convencido a GM a ajudar.
"Começamos a trabalhar com a GM, e a
empresa fez uma parceria com capital para que isso acontecesse, bem como
generosamente deu a eles algumas dicas dentro de Lordstown."
Finalmente, o senador Robert Portman disse o
seguinte:
"Lordstown,
Ohio, levou um soco no estômago quando a General Motors decidiu parar de
fabricar o Chevy Cruze e desistiu. Mil e quinhentos trabalhadores perderam
seus empregos imediatamente. Eles realmente reduziram a força de trabalho
ao longo do tempo."
O CEO
da Lordstown Motors, Steve Burns, também esteve presente e revelou algo
importante sobre a produção que não foi dito na inauguração oficial, em 25 de
junho de 2020.
De acordo com Burns, a empresa fará "em
torno de 100.000 unidades assim que começarmos" a cada ano, um número
muito maior do que as 20.000 unidades anunciadas para 2021 - a empresa planeja
iniciar as entregas em janeiro.
Como Trump parecia encantado com o fato de a
caminhonete elétrica ter motores no cubo - que aumentam a massa não suspensa -
Burns disse que a solução permitiu que a Endurance fosse a primeira caminhonete
com um porta-malas.
Toda a situação mostra como a fabricação de automóveis
não é apenas economicamente relevante, mas também algo que os políticos podem
tentar usar a seu favor ou contra seus oponentes. Isso é parte do legado
com o qual as montadoras tradicionais precisam lidar - e que pode se voltar
contra elas.

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