O Renault Radiance foi um projeto conceito da Renault Trucks apresentado em 2004 na IAA, a maior feira mundial de caminhões, na Alemanha

  Ele foi criado pela lenda do design automotivo, o francês Patrick Le Quément, que também criou a cabine do Ford Cargo em 1980.

A cabine, que ficou famosa no Brasil, é quadrada, com vidros enormes e apresentava um interior inspirado por temas modernistas. Um dos grandes destaques da cabine do Ford Cargo é a janela alta em ambas as portas, para permitir que o motorista visse ciclistas e pedestres no trânsito da cidade. O projeto ganhou o prêmio de Caminhão Europeu do Ano em 1981.

Conceito do Radiance

A ideia, segundo o designer, era criar um caminhão com desenho envolvente, inspirado nos carros super esportivos, com linhas arredondadas e ar futurista. Segundo a Renault, essas linhas atenderiam às necessidades de aerodinâmica do transporte atual, sem a necessidade de defletores ou outros acessórios.

O Radiance pretendia apresentar uma nova linguagem de design para a Renault, uma linguagem de projeto de caminhões que ecoasse os temas emergentes na linha de carros da empresa. Seu objetivo declarado, de acordo com a Renault, era “criar um conceito de que os usuários podem dirigir como um carro, trabalhar como um escritório, morar como sua própria casa”.

Um caminhão escultural

A forma geral do caminhão era altamente escultural, com um teto curvo projetado para deslizar no ar. Arcos profundos ao longo dos para-lamas dianteiros reforçavam o tema de “deslizar pelo ar”, enquanto os ângulos ao longo do painel dianteiro ecoavam o emblema de diamante da Renault.

Uma escada retrátil tornou o acesso à cabine muito mais fácil. Uma vez sentado, o motorista olha para um painel digital, com um volante pequeno, estilo automotivo. A posição de direção foi planejada para fornecer um nível de conforto, segurança e ergonomia nunca antes visto em caminhões pesados. O motorista obteve apenas as informações mais importantes (o velocímetro e o tacômetro eram digitais), enquanto o painel de instrumentos era limpo e organizado.

A atmosfera geral da cabine foi descrita pela Renault como um palácio de vidro, com o amplo pára-brisa panorâmico, o teto solar duplo e as grandes janelas laterais trapezoidais. A cabine pode ser rapidamente transformada em quarto, já que o assento do passageiro pode ser movido para o lado para facilitar o acesso a um banco estofado que pode servir como cama para viagens noturnas.

Um projeto de 16 anos atrás certamente inspirou o design dos caminhões de hoje e vai continuar inspirando os desenhos do futuro.


It was created by the legend of automotive design, the Frenchman Patrick Le Quément, who also created the cabin of the Ford Cargo in 1980.

The cabin, made famous in Brazil, is square, with huge glass and an interior inspired by modernist themes. One of the highlights of the Ford Cargo's cabin is the high window on both doors, to allow the driver to see cyclists and pedestrians in city traffic. The project won the European Truck of the Year award in 1981.

Radiance concept

The idea, according to the designer, was to create a truck with an immersive design, inspired by super sports cars, with rounded lines and futuristic air. According to Renault, these lines would meet the aerodynamic needs of current transport, without the need for deflectors or other accessories.

Radiance intended to introduce a new design language for Renault, a truck design language that echoed emerging themes in the company's car line. Its stated goal, according to Renault, was "to create a concept that users can drive like a car, work like an office, live like their own home".

A sculptural truck

The general shape of the truck was highly sculptural, with a curved roof designed to slide in the air. Deep arches along the front fenders reinforced the “glide through the air” theme, while the angles along the front panel echoed the Renault diamond emblem.

A retractable ladder made access to the cabin much easier. Once seated, the driver looks at a digital dashboard with a small, automotive-style steering wheel. The driving position is designed to provide a level of comfort, safety and ergonomics never seen before in heavy trucks. The driver obtained only the most important information (the speedometer and tachometer were digital), while the instrument panel was clean and organized.

The general atmosphere of the cabin was described by Renault as a glass palace, with the wide panoramic windshield, the double sunroof and the large trapezoidal side windows. The cabin can be quickly transformed into a bedroom, as the passenger seat can be moved to the side to facilitate access to an upholstered bench that can serve as a bed for night trips.

A project 16 years ago certainly inspired the design of today's trucks and will continue to inspire the designs of the future.

它是由汽車設計傳奇人物法國人帕特里克·勒·奎門特(Patrick LeQuément)創造的,他在1980年還創造了福特貨運的機艙。


在巴西聞名的客艙是方形的,裝有巨大的玻璃,內飾受到現代主義主題的啟發。福特貨運客艙的亮點之一是兩扇門上的高窗,使駕駛員能夠在城市交通中看到騎自行車的人和行人。該項目在1981年獲得了“歐洲年度卡車”獎。

光輝的概念

根據設計師的想法,該想法是創造一種沉浸式設計的卡車,其靈感來自超級跑車,圓潤的線條和未來派的空氣。雷諾認為,這些管線將滿足當前運輸的空氣動力學需求,而無需偏轉器或其他附件

Radiance打算為雷諾(Renault)引入一種新的設計語言,這是一種卡車設計語言,呼應了該公司汽車系列中新興的主題。據雷諾稱,其明確的目標是“創造一個用戶可以像汽車一樣開車,可以像辦公室一樣工作,像自己的家一樣生活的概念”。

雕刻車

卡車的總體形狀極富雕塑感,帶有彎曲的車頂,可以在空中滑動。前擋泥板上的深拱形加強了“空中滑行”的主題,而沿前面板的角度則呼應了雷諾的鑽石標誌。

可伸縮的梯子使進入機艙變得更加容易。坐下後,駕駛員會看到帶有小型汽車式方向盤的數字儀表板。駕駛位置旨在提供重型卡車前所未有的舒適度,安全性和人體工程學設計。駕駛員只獲得了最重要的信息(車速表和轉速表均為數字),而儀表板卻整潔有序。

雷諾將機艙的整體氛圍描述為玻璃宮殿,擁有寬廣的全景擋風玻璃,雙天窗和大梯形側窗。機艙可以迅速轉變成臥室,因為乘客座椅可以移至側面,以方便使用軟墊長椅,該軟墊長椅可以用作夜間旅行的床。

16年前的一個項目無疑激發了當今卡車的設計,並將繼續激發未來的設計。





O Renault Radiance foi um projeto conceito da Renault Trucks apresentado em 2004 na IAA, a maior feira mundial de caminhões, na Alemanha O Renault Radiance foi um projeto conceito da Renault Trucks apresentado em 2004 na IAA, a maior feira mundial de caminhões, na Alemanha Reviewed by Redação Canal Diesel on 27 outubro Rating: 5

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