O Maior NAVIO da história CHEGOU em Itajaí-SC



O Porto de Itajaí fez história ao receber o maior navio de carga conteinerizada da América Latina, o APL Paris, que mede aproximadamente 347 metros de comprimento e 45 metros de largura. Este marco histórico foi possível graças às recentes melhorias estruturais do porto, incluindo uma bacia de evolução ampliada e profundidade adequada para acomodar navios de grande porte. A atracação do APL Paris envolveu uma manobra complexa com a ajuda de rebocadores e uma equipe de praticagem local, que conduziu a embarcação até o berço de atracação, destacando a capacidade operacional de Itajaí para receber navios de alto calibre.


Além disso, a temporada de cruzeiros em Itajaí também promete ser intensa, com várias embarcações, como o Costa Diadema, planejando escalas na cidade. Esses eventos mostram o crescimento do porto e seu impacto positivo na economia e no turismo da região, além de consolidar Itajaí como um dos principais complexos portuários do Brasil.

O CMA CGM Amazônia é um dos maiores navios porta-contêineres a visitar portos brasileiros, incluindo Itajaí. Esse gigante possui cerca de 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, podendo transportar até 15.000 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), além de ser projetado para uma operação sustentável com tecnologias que reduzem emissões de carbono. Parte da frota da CMA CGM, o Amazônia simboliza a crescente relevância do Brasil nas rotas marítimas internacionais, especialmente com a alta demanda por serviços logísticos sustentáveis e de grande capacidade na América do Sul

O valor exato do CMA CGM Amazônia não é amplamente divulgado, mas em geral, navios porta-contêineres com capacidades acima de 20 mil TEUs, como os da classe CMA CGM, são estimados entre 150 a 200 milhões de dólares, dependendo das especificações de cada modelo e da tecnologia embarcada. Navios similares, como o CMA CGM Jacques Saadé, também foram avaliados em valores próximos a essa faixa, devido a investimentos em tecnologias de combustíveis mais sustentáveis, como o gás natural liquefeito (GNL), para reduzir emissões de carbono.

O tempo de fabricação de um navio porta-contêineres de grande porte, como o CMA CGM Amazônia, costuma variar entre 12 a 18 meses, dependendo da complexidade e das especificações do projeto. Esse processo envolve etapas que vão desde o design, corte das chapas de aço e montagem das seções do casco até a instalação de tecnologias embarcadas e testes no mar. Alguns estaleiros altamente especializados conseguem concluir o processo em menos tempo, mas a duração depende muito da demanda e da complexidade dos sistemas de propulsão e controle ambiental a bordo, como os sistemas para redução de emissões.



O Maior NAVIO da história CHEGOU em Itajaí-SC O Maior NAVIO da história CHEGOU em Itajaí-SC Reviewed by CANAL DIESEL on 01 novembro Rating: 5

Nenhum comentário

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]