Destaque entre os principais desafios para a operação de máquinas agrícolas, a corrosão pode ser combatida com soluções industriais; entenda
A exposição constante a umidade, fertilizantes, defensivos e variações climáticas faz da corrosão um dos principais desafios para a durabilidade e a performance do maquinário
De acordo com dados recentes divulgados pela associação americana Farm Equipment Manufacturers, o processo de corrosão - que compromete a integridade de peças metálicas e acelera seu desgaste - é responsável por um custo global de mais de US$ 2,5 trilhões de dólares, o que corresponde a cerca de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Expostas a constante umidade e variações climáticas, as máquinas agrícolas estão entre os principais equipamentos suscetíveis a serem afetados pela corrosão, o que gera prejuízos significativos a milhares de produtores rurais, tanto com manutenções corretivas quanto com a redução da vida útil do maquinário.
“Quando a gente fala de máquina agrícola, estamos falando de investimento alto. E, muitas vezes, o produtor se preocupa com manutenção mecânica, troca de óleo, mas esquece que a corrosão também é um inimigo forte. Ela acontece no silêncio, quando a gente menos percebe”, comenta.
Para enfrentar o problema, os fluidos anticorrosivos surgem como uma solução eficiente e de fácil aplicação. Esses produtos criam uma película protetiva nas superfícies metálicas, o que funciona como uma barreira contra a umidade, salinidade, agentes químicos e até a poeira, prevenindo o processo de oxidação, sem comprometer o funcionamento das peças.
Além da proteção durante o armazenamento, os fluidos anticorrosivos também podem ser aplicados em componentes sujeitos a desgaste constante, como sistemas hidráulicos, chassis e implementos de plantio e pulverização. No portfólio da Tirreno, por exemplo, os produtores encontram soluções para diferentes finalidades, como:
- HYBRID ATX-N, produto com sinergismo de atuação de agentes anticorrosivos com base hibrida, ou seja, mistura de aditivos orgânicos e inorgânicos, com estabilizantes e supressores de espuma exercendo excelente desempenho de longa duração de proteção contra corrosão em sistemas aquosos na presença de multimetais. Confira no manual do maquinário a tecnologia indicada.
- TIRROIL WB 939 O, cera protetiva para maquinários agrícolas base água, desta forma não agride pintura, nem borrachas e vedações. A ideia é a aplicação da cera entressafras no maquinário protegendo as peças contra a corrosão. Outro benefício é que, quando o maquinário for utilizado, a cera aplicada impede a aderência de novas sujidades.
- ORGANIC ATX, um produto com sinergismo de atuação de agentes anticorrosivos com base orgânica com estabilizantes e supressores de espuma exercendo excelente desempenho de longa duração de proteção contra corrosão em sistemas aquosos na presença de multimetais. Confira no manual do maquinário a tecnologia indicada.
Para conhecer essas e outras soluções, acesse o site: https://www.tirreno.com.br/.
Sobre a Tirreno
Impulsionada ao ser adquirida pela Moove, companhia global de soluções em lubrificantes com atuação em mais de 10 países na América do Sul, América do Norte e Europa, em 2022, a marca Tirreno conquistou maior capilaridade na distribuição de seu portifólio reconhecido por uma ampla gama de produtos, que incluem: fluidos industriais, protetivos e de usinagem; fluidos automotivos, como aditivo de radiador e fluidos de freio, entre outros. A marca se consolidou como parceira de confiança nos setores automobilístico, siderúrgico, de autopeças e metalmecânico, destacando-se por atributos como o uso de tecnologia própria, a conformidade com rigorosas normas de qualidade e desempenho, a homologação de seus produtos pelas principais montadoras e o pioneirismo no lançamento de inovações.
Para mais informações, acesse o site: www.tirreno.com.br
🔗 www.canaldiesel.com.br
📱 redes sociais: @canaldieselbrasil
#Tirreno #Automec2025 #CanalDieselNaAutomec #SoluçõesAutomotivas #IndústriaNacional #Aftermarket #PeçasAutomotivas #TecnologiaAutomotiva #TradiçãoENegócio
Data do evento: 16 de Julho 2025
Avaliação: 5/5