Iveco e Octa planejam lançar linha de peças remanufaturadas para caminhões e ônibus a partir de 2026

São Paulo – Em iniciativa alinhada à sustentabilidade e à economia circular, a Iveco está desenvolvendo, em parceria com a Octa, uma rede homologada para oferecer componentes remanufaturados destinados a veículos comerciais com mais de seis anos de uso. O projeto, conduzido pela Nexpro, divisão de serviços do Grupo Iveco, pretende conectar desmontes legalizados, fornecedores, oficinas e concessionárias, dando nova vida a componentes de alto valor agregado.

 Bernardo Brandão, diretor de peças e serviços ao cliente da Iveco para a América Latina


Segundo Bernardo Brandão, diretor de peças e serviços ao cliente da Iveco para a América Latina, a estratégia visa atender uma lacuna deixada pelos fornecedores tradicionais. “Queríamos alguém que compreendesse nossas necessidades e prioridades de forma mais ampla. Encontramos isso na Octa, especialista em economia circular automotiva, que tem autorização governamental para atuar com veículos fora de circulação.”

A ideia é aproveitar peças em bom estado, como carcaças de turbos e cuícas de freio, que seriam descartadas, e remanufaturá-las com qualidade e procedência garantidas pela montadora. A expectativa é que o portfólio inicial inclua cerca de 20 componentes, disponíveis a partir de 2026, após validação e testes-piloto em mercados selecionados.


Bernardo Brandão: “Daremos destino a peças que antes ficavam jogadam em pátios. Este processo, portanto, também promove a descarbonização”.

“Com isso, além de reduzir os custos para o cliente — com economia estimada de até 70% em comparação ao preço de uma peça nova —, também contribuímos para a descarbonização e redução de resíduos no setor automotivo”, destaca Brandão. Ele cita o exemplo do turbo, que pode ter sua vida útil estendida por uma fração do custo de substituição integral: de R$ 15 mil por um novo para até R$ 5 mil por um remanufaturado.

O projeto mira inicialmente uma frota estimada de 70 mil veículos Iveco com mais de seis anos de uso, incluindo as linhas Tector, Daily e ônibus. A Nexpro, que já oferece peças para o pós-garantia com preços competitivos, deverá ampliar sua participação de mercado com os remanufaturados. Atualmente, ela representa cerca de 10% das vendas de peças da montadora e espera alcançar 15% com a nova linha.

Além de agregar valor ao cliente, a iniciativa fortalece a presença da Iveco no mercado de reposição, reduzindo a dependência do paralelo e promovendo práticas sustentáveis no setor de transporte e logística.

Fonte: Canal Diesel – www.canaldiesel.com.br
Siga: Instagram @canaldieselbrasil – X @canaldiesel – Facebook /canaldiesel
#Iveco #Octa #Nexpro #EconomiaCircular #Remanufatura #Sustentabilidade #Caminhões #Ônibus #CanalDiesel
Iveco e Octa planejam lançar linha de peças remanufaturadas para caminhões e ônibus a partir de 2026 Iveco e Octa planejam lançar linha de peças remanufaturadas para caminhões e ônibus a partir de 2026 Reviewed by Redação Canal Diesel on 25 julho Rating: 5

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]