Mercedes-Benz apresenta o eArocs 400, caminhão extrapesado elétrico que une robustez, tecnologia e zero emissões para construção civil.
A Mercedes-Benz Trucks apresentou recentemente o eArocs 400, primeira versão elétrica à bateria do tradicional modelo Arocs, referência no transporte extrapesado para a construção civil. O lançamento mundial aconteceu na Bauma 2025, em Munique (Alemanha), considerada a maior feira de máquinas para construção e mineração do mundo, e segue repercutindo como um marco na eletrificação do setor.
eArocs 400 |
Inovação e sustentabilidade no transporte pesado
Livre de emissões locais de CO2 e com baixos níveis de ruído, o eArocs 400 marca a entrada definitiva da eletrificação da marca no setor da construção civil. A produção inicial prevê uma série limitada de 150 unidades por ano para mercados selecionados da União Europeia (UE30).
O caminhão será oferecido em versões de 32 e 41 toneladas, configuração 8x4, e quatro opções de entre-eixos, podendo ser adaptado como betoneira ou basculante. Com isso, a Mercedes-Benz amplia a aplicação de veículos elétricos a segmentos antes restritos a modelos a combustão.
eArocs 400 |
Autonomia e desempenho
O eArocs 400 utiliza componentes do eActros 600 e conta com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), garantindo alta durabilidade e eficiência:
- Autonomia betoneira: até 200 km
- Autonomia basculante: até 240 km
- Capacidade de carregamento: até 400 kW (20% a 80% em cerca de 45 minutos)
O trem de força elétrico entrega potência contínua de 380 kW e máxima de 450 kW, com transmissão de 3 marchas e eixos planetários herdados do Arocs convencional, assegurando robustez e capacidade off-road.
Tecnologia embarcada e conectividade
O modelo traz de série o Cockpit Multimídia Interativo 2, com tela sensível ao toque de 12 polegadas, operação por comando de voz e menu de favoritos para funções específicas da construção civil, como acionamento de tomadas de força.
Segurança reforçada
Para garantir a proteção dos motoristas em canteiros de obra e no tráfego urbano, o caminhão vem equipado com os mais modernos sistemas de assistência da Mercedes-Benz:
- Active Brake Assist 6 (frenagem de emergência)
- Active Sideguard Assist 2 (proteção lateral)
- Front Guard Assist (proteção frontal)
Esses recursos não apenas cumprem as normas da União Europeia, como também vão além, reforçando o compromisso da marca com a segurança.
eArocs 400 |
Estrutura robusta e carroçarias especializadas
Com suspensão de aço dianteira e traseira, para-choque tripartido em aço, proteção de faróis e lanternas off-road, o eArocs 400 mantém a robustez necessária para aplicações pesadas. A cabine M galvanizada oferece maior resistência, espaço interno funcional e opção de beliche.
Na Bauma 2025, o caminhão está em exposição com duas versões de betoneira:
- Liebherr HTM 905, com tambor hidráulico e capacidade nominal de 9 m³.
- Zoomlion/CIFA E10, totalmente elétrico, com 10 m³ de capacidade e PBT de até 44 toneladas.
Disponibilidade
As vendas do eArocs 400 começam no primeiro trimestre de 2026, com as primeiras entregas previstas para o terceiro trimestre do mesmo ano.
https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/
CRC 0800 970 90 90
WhatsApp (11) 94111-1234
Créditos:
Fonte: Mercedes-Benz Trucks
Mídia especializada: Canal Diesel
www.canaldiesel.com.br
#MercedesBenzTrucks #eArocs400 #CaminhãoElétrico #ConstruçãoCivil #TransportePesado #InovaçãoAutomotiva #MáquinasDeConstrução #LogísticaSustentável #CanalDiesel #ZeroEmissões #CaminhõesElétricos #TecnologiaAutomotiva #Bauma2025 #TransporteSustentável #MercedesBenz#canaldiesel