DAF lança caminhão 10×4 FAF e eleva o padrão de robustez no segmento de construção pesada

 A DAF Trucks acaba de ampliar sua linha de caminhões pesados na Europa com o lançamento do novo modelo 10×4 FAF, voltado para aplicações extremas do setor da construção. Desenvolvido para suportar condições severas e transportar grandes cargas, o veículo chega como uma solução voltada a produtividade, resistência e segurança — atributos essenciais nas operações fora de estrada.


DAF 10×4 FAF 

O DAF 10×4 FAF se destaca pelo tandem traseiro de três eixos agrupados, com tração dupla e opções de redução simples ou de cubo. Segundo a fabricante, o conjunto traseiro (tridem) é capaz de suportar até 34 toneladas.


Na dianteira, o caminhão conta com dois eixos e feixe de molas que oferecem capacidades de 8 ou 9 toneladas, aumentando a capacidade de carga e permitindo a instalação de guindastes de alta capacidade logo atrás da cabine — um diferencial importante para o segmento de construção pesada.

Entre os recursos de engenharia, o eixo traseiro direcional suporta uma carga estática de 26 toneladas, ideal para situações em que o peso se concentra temporariamente sobre o último eixo, como no carregamento de materiais com gancho. Um dos eixos traseiros é retrátil, direcional e equipado com suspensão pneumática, garantindo tração em terrenos irregulares e maior manobrabilidade, fator raro em veículos com esse porte.


Com PBT técnico de até 52 toneladas, o 10×4 FAF surge como a resposta da DAF à demanda por caminhões mais robustos e capazes de enfrentar os terrenos mais desafiadores.





Motorização e Cabines

O novo modelo é oferecido com os motores Paccar MX-11 e MX-13, com potências entre 300 cv (220 kW) e 530 cv (390 kW), acoplados à transmissão automatizada ZF TraXon, reconhecida por sua eficiência e suavidade nas trocas de marchas.


O caminhão pode ser configurado com as cabines XD e XF.
A primeira foi pensada para operações urbanas e regionais, com fácil acesso e ergonomia otimizada para o entra e sai frequente. Já a XF oferece mais espaço e conforto, ideal para operações rodoviárias e de longa distância.


Entre os destaques da cabine estão o painel inclinado, as linhas de cintura baixas e o sistema DAF Digital Vision System, que substitui os retrovisores convencionais por câmeras de alta definição. O DAF Corner View, montado no canto da cabine, elimina pontos cegos e amplia a visibilidade frontal e lateral. A marca ainda oferece como opcional a janela de visão do meio-fio, recurso voltado à segurança em manobras urbanas e canteiros de obras.


De acordo com a DAF, o novo FAF 10×4 estabelece um novo padrão de segurança e visibilidade, somando robustez, tecnologia e eficiência para o trabalho pesado.


Concorrência no segmento pesado

Enquanto a DAF avança na Europa, o Brasil também testemunha uma evolução nesse segmento. A Scania apresentou em 2024, durante a Exposibram, o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super, sucessor do G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper.
Voltado ao setor de mineração, o modelo é uma alternativa aos tradicionais equipamentos da linha amarela, com vantagens como menor custo operacional, melhor versatilidade e investimento reduzido — características que fortalecem a presença dos caminhões extrapesados no setor de construção e mineração.


Conclusão


O lançamento do DAF 10×4 FAF reforça o compromisso da marca com a inovação e o desempenho extremo em aplicações severas. Com novas tecnologias de tração, cabine e segurança, o modelo promete elevar o padrão da categoria, atendendo às demandas crescentes por eficiência, força e confiabilidade no transporte pesado.


Informação /Contato

https://www.dafcaminhoes.com.br



Créditos:
📍 Fonte: Canal Diesel – www.canaldiesel.com.br

Data do evento: 14 de setembro 2025
Avaliação: 5/5




DAF lança caminhão 10×4 FAF e eleva o padrão de robustez no segmento de construção pesada DAF lança caminhão 10×4 FAF e eleva o padrão de robustez no segmento de construção pesada Reviewed by Redação Canal Diesel on 15 outubro Rating: 5

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]