CONHEÇA os Tipos de Carretas


O conjunto cavalo mecânico-e-carreta, se apresenta em diversas configuração de acordo com as inúmeras cargas transportadas, conheça aqui os principais tipos de carretas e suas curiosidades.
As carretas tipo baú, também apelidada na estrada de barracão de zinco, permite acomodar vários tipos de cargas, entre suas principais vantagens, está a melhor adequação para transporte de cargas frágeis, proteção contra efeitos do clima ou possíveis danos externos. Semelhantemente ao baú convencional, estão outros dois tipos de implementos, o Sider, e a câmara fria (frigorífica ou refrigerada).
A carreta grade baixa, também chamada de carga seca, é ideal para o transporte de carga seca em geral, e também pode possuir adaptação para cargas específicas, como pinos para container, suporte para rochas ornamentais, e bobinas, por exemplo. Cada carreta pode ter 2 ou três eixos, os eixos podem ser espaçados, formando a carreta vanderleia, ou dois juntos e um espaçado, chamado de canguru.
Outra carreta muito utilizada é a prancha, também chamada de carrega-tudo, ideal para o transporte de cargas indivisíveis, equipamentos, máquinas pesadas como tratores e outros fora de estrada, ou mesmo outros veículos rodoviários, frequentemente precisam transportar pesos acima do comum, e não raramente é utilizado um outro implemento interessante, o dolly, responsável por auxiliar na distribuição do peso do veículo pela maior quantidade de eixos, permitindo assim, maior transporte de carga.
Carretas com a carroceria graneleira, possuem laterais altas e são próprias para o transporte de grãos, como milho, arroz e soja, além de fertilizantes e adubos, más também pode se apresentar versátil assim como a grade baixa.
A carreta basculante, ou caçamba, transporta principalmente agregados para construção.
Quando se une ao cavalo mecânico duas carretas de dois eixos, este conjunto é chamado de bitrem (no caso da caçambas também é chamado de bicaçamba, e dos tanques, bitanques), se as carretas foram de 3 eixos cada, este é chamado de bitrenzão, temos também o rodotrem, que também são duas carretas, porém engatadas por um dolly com cambão.
Outro tipo de implemento é o silo, para cargas sólidas em forma de grãos, podem ser de forma basculante, e destinadas ao transporte de alimentícios como trigo e amidos. Um tipo muito comum de silo também é muito utilizado para materiais de construção civil para usinas, geralmente cimento e areia, são chamados de cebolão, essas carretas possuem sistema de descarga própria por pressurização.
As carretas tipo tanque, são destinadas ao transporte de diversos tipos de líquidos, podem se apresentar em vários formatos, exigem cuidados muito especiais quanto ao carregamento, pois trata-se de uma carga que se movimenta o tempo todo, e caso não sejam preenchidas com pelo menos 80 por cento da capacidade, os movimentos são intensos e o liquido pode comprometer a estabilidade pendendo para um dos lados, havendo vários critérios que devem ser seguidos quando ao volume e também preenchimento dos vários compartimentos para melhor equilíbrio do conjunto.
A conhecida cegonha, caminhão cegonha ou cegonheira, é uma carreta porta automóveis, a quantidade de veículo transportado é em torno de 10 ou 11, o comprimento máximo de 22,40 metros recentemente foi elevado para 23 metros.
As carretas destinadas ao transporte de madeira bruta, são especialmente projetadas para as exigências de peso e terrenos fora de estrada, chamadas de fueiro, são projetados para ser o mais leve possível para reduzir custo de manutenção e permitir o máximo de carga.
Por fim, existem vários outros implementos para cargas especiais, como as extensíveis para cargas compridas, como pás eólicas e vigas, centopeias ou linhas de eixos para peças indivisíveis muito pesadas.
Para o transporte de carvão, que é volumoso, costuma-se adaptar a carreta com laterais metálicas altas, más também existe carretas carvoeiras próprias, que é um grande baú metálico aberto por cima, com sistema de carga e descarga horizontal através de piso móvel, que também pode ser usado para outros produtos de baixo peso e alto volume, como serragem, bagaço de cana, silagem, podendo transportar mais 100 metros cúbicos de produto.
As carretas canavieiras são também projetadas para este fim, possuem grandes dimensões e podem formar grandes conjuntos dentro das usinas, um tipo comum de implemento canavieiro possui sistema de basculamento lateral, içado por um grua externa.
Para o transporte de gás de cozinha em botijões, existe também um implemento específico, é a carreta gaiola de gás, projetada para acomodar as botijas devidamente emplilhadas.
Para o transporte de animais vivos também existem as carretas próprias, com compartimentos para acomodar os animais, rampas para acesso, assim como as aberturas para ventilação, podem ser do tipo boiadeira ou porcadeira, as boiadeiras de 2 pisos podem ser autorizadas a ter mais de 4,40.
CONHEÇA os Tipos de Carretas CONHEÇA os Tipos de Carretas Reviewed by C Martins on novembro 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

About Me

Featured Posts

[Break][feat1]