Chevrolet D-20 - Evolução e Fim / Chevrolet D-20 - Evolution and End



A história de uma das melhores pick-ups do Brasil, a Chevrolet D-20, fabricada entre os anos 80 e 90, lançada em substituição as antigas Chevrolet D-10, concorrente direta da Ford F-1000, sua fama de qualidade, robustez e durabilidade, uma marca na história automobilística brasileira. Uma das melhores pick ups antigas de todos os tempo com uma multidão de fãs, desde a fundção da GM no Brasil, sob a marca Chevrolet, em 1925, sendo sua primeira pick-up nacional lançada nos anos 50, a Chevrolet Brasil. Sua linha bem sucedida de pick ups, veio o novo modelo trazido pela família C-14, (em 1964) que passaria a se chamar C-10 (em 1973), e em 78 daria origem a famosa D-10. Em 1985, foi então lançada a nova pick-up, a D-20. Com visual bem mais moderno, havia uma boa harmonia no conjunto, dois faróis retangulares, os mesmos do Opala, e as populares faixas decorativas nas laterais. A nova família de Pick-ups, era composta também pelas A-20 e C-20, a alcool e gasolina respectivamente, que utilizavam o mesmo motor 4,1 do opala, já a D-20 tinha motor Diesel Perkins aspirado, de 3,9 litros e 86 cavalos, (Q20B4 - 86,4 cavalos, 27 kgfm) o mesmo usado na anterior D-10. Com bom espaço interno, a D20 tinha um painel envolvente com instrumentação bem completa, o contagiros tinha um medidor de horas de uso do motor. Havia espaço para rádio e sistema de ventilação, podendo opcionalmente ter ar-condicionado. A pick-up dividia com o Opala também o volante. Tinha duas versões, a básica, e a Custom. A Brasinca utilizando como base as picapes Chevrolet D-20, fez o projeto da Passo Fino e da Manga Larga em 1986, em meados de 1988, os foram adotados oficialmente pela Chevrolet, lançando-as com os nomes Bonanza e Veraneio. A Brasinca, por sua vez, lançou dois novos modelos, a cabine-dupla Andaluz e a cabine estendida Quarto de Milha. Em 88 também sugiram as versões Custom S e Custom DeLuxe da D-20, Em 1992, o motor foi substituído pelo mais moderno Iochpe-Maxion S4, 4.0 aspirado de 92cv (28kg), e S4T, turboalimentado de 120cv (38,2kg). Neste ano de 92, eram oferecidas nos modelos Custom S (Standard), que apresentavam um acabamento mais simples, e a Custom DeLuxe, com um padrão mais luxuoso de acabamento. Também foi apresentada a primeira versão das Conquest, essa por sua vez vinha equipada com retrovisores grandes, lanterna espia na parte externa da cabine (a mesma que equipa as D40), rodas brancas, tecido exclusivo nos bancos, faixas laterais em tons de azul e verde, além dos opcionais encontrados na versão DeLuxe, ela contava também com protetor de caçamba e capota marítima como opcionais. Devido ao tratamento de anti-corrosivos na pré-pintura, os modelos de 85 a 92 ficaram conhecidos pela maior resistência à corrosão. Em 1993 as D20 ganharam nova frente e painel, modernizando seu visual. Porém, passaram a ser fabricadas em parceria com montadoras da Argentina, surgindo a versão Champ 1 e versão as El Camino. No final de 1995, o motor recebeu aprimoramento passando a se chamar Turbo Plus, com potência de 150cv se tornou a opção mais potente disponível no mercado brasileiro superando a rival F-1000. Em 95, a produção foi transferida para a Argentina, e em 1997, a General Motors tirou a Pick-up e suas irmãs de circulação para sempre. A D-20, que chegou a ser a mais potente do mercado, deu lugar à um novo modelo, a Silverado.

The history of one of the best pick-ups in Brazil, the Chevrolet D-20, manufactured between the 80s and 90s, launched to replace the old Chevrolet D-10, a direct competitor of the Ford F-1000, its fame for quality, robustness and durability, a mark in Brazilian automobile history. One of the best old pick ups of all time with a crowd of fans, since the founding of GM in Brazil, under the Chevrolet brand in 1925, being its first national pick-up launched in the 1950s, Chevrolet Brasil. His successful line of pick ups came the new model brought by the C-14 family, (in 1964), which would be called C-10 (in 1973), and in 78 would give rise to the famous D-10. In 1985, the new pick-up was launched, the D-20. With a much more modern look, there was a good harmony in the set, two rectangular headlights, the same as the Opal, and the popular decorative bands on the sides. The new family of Pick-ups was also made up of the A-20 and C-20, alcohol and gasoline respectively, which used the same 4.1 engine as the opal, whereas the D-20 had a 3-liter aspirated Perkins diesel engine. , 9 liters and 86 horses, (Q20B4 - 86.4 horses, 27 kgfm) the same used in the previous D-10. With good internal space, the D20 had a wraparound panel with very complete instrumentation, the contagiros had a meter of hours of engine use. There was space for a radio and ventilation system, and could optionally have air conditioning. The pick-up also shared the steering wheel with the Opal. It had two versions, the basic, and the Custom. Brasinca using the Chevrolet D-20 pickup trucks as the basis for the Passo Fino and Manga Larga project in 1986, in mid-1988, were officially adopted by Chevrolet, launching them under the names Bonanza and Veraneio. Brasinca, in turn, launched two new models, the Andaluz double-cabin and the extended quarter-mile cabin. In 88 they also suggested the Custom S and Custom DeLuxe versions of the D-20, In 1992, the engine was replaced by the more modern Iochpe-Maxion S4, 4.0 aspirated 92hp (28kg), and S4T, turbocharged 120hp (38.2kg). In this year of 92, they were offered in the Custom S (Standard) models, which presented a simpler finish, and the Custom DeLuxe, with a more luxurious finish pattern. The first version of the Conquest was also presented, which in turn was equipped with large rear-view mirrors, a peephole on the outside of the cabin (the same as the D40), white wheels, exclusive fabric on the seats, side strips in shades of blue and green, in addition to the options found in the DeLuxe version, it also had a bucket protector and a marine canopy as options. Due to the anti-corrosion treatment in the pre-painting, the models from 85 to 92 became known for their greater resistance to corrosion. In 1993 the D20 gained a new front and panel, modernizing its look. However, they started to be manufactured in partnership with automakers in Argentina, with the emergence of the Champ 1 version and the El Camino version. At the end of 1995, the engine was upgraded to being called Turbo Plus, with 150hp power it became the most powerful option available in the Brazilian market surpassing the rival F-1000. In 95, production was transferred to Argentina, and in 1997, General Motors took Pick-up and its sisters out of circulation forever. The D-20, which became the most powerful on the market, gave way to a new model, Silverado.

Chevrolet D-20 - Evolução e Fim / Chevrolet D-20 - Evolution and End Chevrolet D-20 - Evolução e Fim /  Chevrolet D-20 - Evolution and End Reviewed by C Martins on novembro 01, 2020 Rating: 5

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