Bosch e Iveco iniciam operação de caminhão a célula de hidrogênio de 40 t com autonomia de até 800 km na planta em Nuremberg, Alemanha
A Bosch iniciou as operações de seu primeiro caminhão movido a célula de hidrogênio em Nuremberg, na Alemanha. O modelo, desenvolvido em parceria com a Iveco, é baseado no Iveco S-Way e conta com tecnologia de propulsão Fuel Cell Power Module (FCPM) desenvolvida pela própria Bosch. O veículo de 40 toneladas promete desempenho comparável ao de um caminhão a diesel, com autonomia de até 800 quilômetros e zero emissões de carbono, quando abastecido com hidrogênio de fonte renovável.
O caminhão está sendo utilizado no transporte de produtos entre a planta da Bosch e unidades de parceiros logísticos da empresa, percorrendo cerca de 12 mil quilômetros por ano. Segundo Alexander Weichsel, diretor comercial da fábrica de Nuremberg, o projeto representa um passo importante na transição para um transporte interno mais sustentável.
“O fato de não termos enfrentado problemas operacionais mostra que a tecnologia está pronta para produção em larga escala”, afirma Weichsel.
Além de reduzir as emissões, a iniciativa tem papel estratégico no desenvolvimento de futuras gerações de sistemas de propulsão a hidrogênio. Os dados coletados com o uso diário do caminhão serão fundamentais para aprimorar a eficiência e viabilidade da tecnologia.
Desempenho e autonomia sem compromissos
O caminhão é equipado com cinco tanques de hidrogênio com capacidade total de 70 kg, operando a 700 bar de pressão. O sistema alimenta um eixo elétrico auxiliado por duas baterias adicionais, entregando 400 kW (540 cv) de potência. O abastecimento é realizado em tempo semelhante ao de um modelo a diesel, o que o torna uma alternativa viável para o transporte rodoviário de longa distância.
Outro destaque é o bom desempenho em baixas temperaturas, uma limitação comum em veículos elétricos a bateria. Essa característica permite que o modelo opere com eficiência em climas frios e trajetos extensos, reforçando seu potencial para aplicações reais no setor logístico europeu.
Estratégia do hidrogênio na Alemanha
A produção em série do sistema FCPM teve início em 2023, na planta da Bosch em Stuttgart-Feuerbach, com componentes fabricados em Bamberg e Homburg. O caminhão é operado pela empresa logística Schäflein e alugado por meio da Hylane, especializada em veículos pesados livres de emissões.
O projeto está alinhado à Estratégia do Hidrogênio 2.0 da Baviera, que busca consolidar a Alemanha como referência em mobilidade sustentável e tecnologias limpas. A cooperação entre Bosch, Iveco e parceiros industriais da região reforça o compromisso com um futuro de transporte livre de carbono e inovação em larga escala.
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