Japan Mobility Show 2025: o futuro dos carros elétricos chega sem utopias, com foco em inovação real e produção global

 

Lexus LS 2025: a minivan das seis rodas que redefine o luxo e rouba a cena no Japan Mobility Show 2025

O Japan Mobility Show 2025 — novo nome do tradicional Salão do Automóvel de Tóquio — abriu suas portas com uma proposta diferente das edições anteriores. A eletrificação já consolidada no setor deixa de ser uma promessa distante e passa a ser um caminho concreto, refletido em projetos que chegarão às ruas nos próximos dois anos. O evento deste ano se destaca pela sobriedade: menos visões futuristas e mais soluções práticas, realistas e próximas do consumidor.


Entre os destaques, o conceito da nova geração do Toyota Corolla chama atenção por antecipar a revolução visual do sedã mais vendido do mundo. O modelo, que também será produzido no Brasil, exibe faróis e lanternas interligadas por faixas de LED, linhas esportivas e ampla área envidraçada. Projetado pelo estúdio europeu da marca, o carro terá pela primeira vez uma versão totalmente elétrica, marcando uma nova fase para o portfólio global da Toyota.


Carro conceitual exibido em Tóquio antecipa futura geração do Toyota Corolla

Mas o grande foco da montadora japonesa está em sua nova marca de luxo, a Century. Durante a coletiva, Akio Toyota, chairman e herdeiro da fabricante, apresentou o novo conceito de SUV da divisão, posicionado acima da Lexus. O executivo fez um discurso emocionado, ressaltando a herança e o simbolismo do nome Century para o Japão. O modelo pode ultrapassar o valor de R$ 1 milhão, e promete redefinir o luxo automotivo japonês.



A Nissan também marcou presença com força, exibindo a nova geração da van Elgrand e os elétricos Leaf e Ariya, este último aguardado desde 2020. Contudo, a principal novidade da marca para o Brasil não está no evento: o SUV Kait, que será produzido em Resende (RJ) a partir de 2026, compartilhando componentes com o Kicks Play. O CEO Ivan Spinosa ainda revelou planos de trazer o sedã elétrico N7, sucesso recente na China, onde já ultrapassou 20 mil pedidos.


Nissan marcou presença com a Van Elgrand 


No estande, o visual inspirado em mangás e animes japoneses é um espetáculo à parte. O design preto e branco homenageia “Speed Racer”, um ícone da cultura pop que influenciou gerações — uma ideia do chefe global de design da marca, Alfonso Albaisa.


A Honda apostou na linha Zero, composta por conceitos que antecipam sua nova geração de veículos elétricos. O destaque é o Saloon, um sedã que mistura estilo cupê e perua, seguido pelo Alfa, que antecipa o próximo HR-V. A marca também revive o lendário Prelude, agora híbrido, com motor 2.0 e 184 cv — um retorno nostálgico, mas adaptado à nova era da eletrificação.



Já a Suzuki apresentou o Fronx Flex, um SUV compacto de cerca de quatro metros, com motor híbrido 1.5 e capacidade de rodar com etanol ou gasolina — tecnologia que pode ser estratégica para mercados como o Brasil e a Índia.


A Mitsubishi revelou o conceito Elevance, que antecipa o novo SUV grande da marca. O modelo híbrido plug-in poderá reviver o nome Pajero Full em sua versão de produção, com planos de lançamento global.


Entre as marcas europeias, a presença foi discreta. A Mini levou a versão Paul Smith do compacto britânico, enquanto a Mercedes-Benz apresentou o AMG GT XX, conceito esportivo com três motores elétricos e impressionantes 1.360 cv de potência.


A chinesa BYD, por sua vez, mostrou que continua a desafiar fronteiras. A empresa apresentou em Tóquio seu primeiro kei car, batizado de Racco, desenvolvido exclusivamente para o mercado japonês. O pequeno elétrico tem 3,40 metros de comprimento, autonomia de 180 km e preço estimado em R$ 90 mil. O modelo chega ao Japão em 2026 e consolida a presença da BYD em mais um nicho dominado por fabricantes locais.


Chinesa BYD apresenta seu primeiro kei car, que se chama Racco; modelo exibido no Salão do Automóvel de Tóquio é específico para o mercado japonês 

O Japan Mobility Show 2025 segue aberto até o dia 9 de novembro, reafirmando o protagonismo do Japão na transição global da indústria automotiva. Com foco em tecnologias viáveis, design funcional e produção regional, o evento deste ano mostra que o futuro da mobilidade está mais próximo — e mais real — do que nunca.



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Japan Mobility Show 2025: o futuro dos carros elétricos chega sem utopias, com foco em inovação real e produção global Japan Mobility Show 2025: o futuro dos carros elétricos chega sem utopias, com foco em inovação real e produção global Reviewed by Redação Canal Diesel on 04 novembro Rating: 5

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